Surf por toda vida
Sabemos que a importância de uma boa condição física representa 50% ou mais do seu rendimento no surf em ondas boas overhead, os outros 50% ficam por conta da técnica , equipamento e fatores psicológicos como ansiedade e problemas cotidianos.
O condicionamento físico em dia além de ajudar na performance também diminui o risco de lesões, reduz a ansiedade e te deixa mais seguro em situações mais exigentes.
No surf a falta de preparo é sentida logo de cara ao acordar com pouco animo ou sem disposição nenhuma de encarar um mar mais exigente, isso já é um sinal de alerta que as coisas não vão bem, pois os desafios na maioria motiva os surfistas a não desanima,se isso acontece já é um sinal que o corpo não está preparado.
Depois quando se resolve encarar e cair no mar as coisas parecem melhorar e o gás parece que volta com tudo, isso nos primeiros 15 minutos porque na volta da 4 quarta ou 5 quinta onda já começa aquela velha falta de ar nos joelhinhos e nas vacas e as pernas já começam a fraquejar . Se isso for num point break de ondas longas e correnteza, já acontece na 2 segunda onda e a partir daí já era, é pura raça! O tempo de remada fica prejudicado, a subida rápida para aquele drop mais exigente também, manobrar com pressão é sorte e a volta pro pico é um pesadelo.
E o pior é que esses mares melhores exigem exatamente que você esteja ligado com movimentos rápidos e precisos, remada forte e fôlego em dia só assim pra tirar o caldo e fazer a cabeça.
Bom na casa dos 20 anos você quase não sente nada do que estou falando, com 25 talvez algumas coisas mas ainda leva bem, com 30 sente tudo isso na carne, mais ainda tem recuperação rápida, acredito que dai pra frente a coisa começa a se tornar mais intensa e aí somente com muita disciplina e vontade .
Por tanto para quem deseja surfar por muito tempo não tem outro jeito tem de se preparar fisicamente, se alimentar bem e ter a cabeça tranqüila pelo menos no mar.
Varias são as maneiras de manter o corpo em condições físicas adequadas para o surf mais uma delas é imbatível, “SURFAR”. Se você deseja surfar por muito tempo, acompanhar filhos e quem sabe até netos, mantenha-se surfando. Em ondas boas não cabe “ dar “ tempo” ou historias do tipo: “ ano que vem volto com tudo” , “ esse mês ainda não cai” , esse é o começo do fim.
Para surfar por toda a vida, mantenha-se surfando.
Por Leandro Gimenes Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário